sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vientiene

A viagem de Vang Vieng ate Vientiene, capital do Laos, foi fora do vulgar: descobrimos que havia a possibilidade de fazer a ligacao entre as 2 cidades de caiaque, descendo o rio Nam Song, viagem que demoraria 1 dia! Awesome!!!

Assim pela manha, pegamos nos caiaques e comecamos a descer o rio calmamente, ao sabor da corrente. O ambiente estava optimo, pois estava em boa companhia: o Thomas, Paul, Chaterine, Lisanne e Marlous!

Passamos por uns rapidos, onde a adrenalina inundou o cerebro e as habilidades para dirigir o caiaque foram postas a prova! Depois paragem para um almoco a beira rio, onde os nossos guias fizeram umas espetadas grelhadas numa fogueira improvisada em cima de uma rocha. Foi um almoco para mais tarde recordar!

Como a corrente era suficientemente forte, fizemos o resto do percurso quase sem remar, cantando cancoes de Natal enquanto o Sol nos bronzeava a pele!
A chegada a Vientiene foi uma desilusao. Apesar de termos chegado de noite, percebemos que a capital nao tinha muito para oferecer. A cidade encontrava-se "vazia" e o seu aspecto nao era muito acolhedor.
Encontramo-nos la com as Anne's, que tinham partido no dia anterior e o grupo estava de novo reunido!
Percebemos rapidamente que nao valia a pena gastar muito tempo naquela cidade, pelo que no dia seguinte fomos so ver o Budha Park, mas tambem nao revelou ser nada de especial, tinha umas estranhas figuras construidas em cimento!

Nessa mesma noite, partimos no "sleeping bus" (autocarro com camas) para Pakse, de onde seguiriamos depois para o destino final, Si Phan Don (4000 ilhas). Pela frente esperavam-me 10 horas de viagem! Nestas viagens de longa duracao, prefiro realiza-las de noite porque poupa-se o dia e poupa-se tambem a estadia! So que no autocarro, escolhemos as camas de tras, o que nao se revelou ser a opcao mais acertada, porque, alem do barulho do motor, percebi que era o local no autocarro onde existia maior oscilacao. Como as estradas nao se encontram nas melhores condicoes, o resultado foram 10 horas de viagem deitado sem pregar olho, pois estava constantemente a saltar, literalmente, no ar! Na manha seguinte, o presente foi mais uma viagem de 6 horas ate as 4000 ilhas, mas desta vez num autocarro "normal"! Nunca dormi tao bem sentado...